segunda-feira, 18 de maio de 2020

atividades 18- 22/05

SEMANA: 18- 22/05


3ºS A, B e C
Período entre 18/05 a 22/05/2020
TEMA 1: Brincadeiras Indígenas
Os indígenas são povos extremamente importante na história do Brasil, além disso, foram responsáveis por transmitiram hábitos, costumes e até mesmo brincadeiras que são utilizadas até hoje. Sabemos que o mundo possui uma diversidade cultural imensa. No Brasil por exemplo, cada povo possui costumes, hábitos e manifestações singulares uma das outras. Para ilustrar isso, os índios, por exemplo, possuem uma enorme riqueza de detalhes e devido a simplicidade em sua cultura. Este, é povo essencial para a formação do nosso país também nos transmitiram hábitos, costumes e até mesmo brincadeiras que são usados até hoje.
Vamos ver como é algumas brincadeiras?
Cabo de Guerra
Brincadeira comum entre as crianças, o chamado O ‘Cabo de Guerra’ é uma competição indígena muito simples. Deve-se ter apenas uma corda reforçada e um punhado de crianças ou adultos que forem participar da brincadeira. Os participantes devem ser divididos em dois grupos com o mesmo número de integrantes, um grupo vai puxar a corda para um lado e o outro grupo vai puxar para o lado oposto. Vence o grupo que puxar mais forte, com isso a corda vem pro lado campeão.
Corrida do Saci
 Primeiramente, deve-se traçar uma linha na terra ou quadra para definir o local de largada e outra para o ponto de chegada. Os participantes deverão correr em um pé só, como um saci, até a linha de chegada, quem conseguir primeiro vence a brincadeira.
ATIVIDADE -Responda as perguntas
1-    Quais outras brincadeiras indígenas você conhece?
2-    Você conseguiu fazer todas as brincadeiras?

Tema 2: INFLUÊNCIA DOS SABERES indígenas NA CULTURA LÚDICA BRASILEIRA.

O Brasil, por se tratar de um país com inúmeros imigrantes e povos indígenas possui uma variedade de jogos tradicionais e populares. Dentre eles se destacam os indígenas, que segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a sua população é de 734 mil pessoas, distribuídas em 225 etnias com 180 línguas diferentes. Os jogos para os indígenas possuem características lúdicas, por onde permeiam mitos e valores culturais de cada etnia, assim os jogos precisam de um aprendizado específico de habilidades motoras, estratégias e/ou chances, sendo geralmente jogados em rituais ou visando à preparação do jovem para a vida adulta tendo regras dinamicamente estabelecidas. Desta forma, os jogos tradicionais são práticas corporais que colaboram para que valores, costumes, normas sociais e comportamentos desejados sejam assimilados por meio dos corpos dos indivíduos, tendo como base suas tradições.

ALGUNS EXEMPLOS

-Futebol de cabeça:Também chamado de Hayra pela tribo Enawene-Nawe, ou Xikunahaty pela tribo Pareci Haliti, o futebol de cabeça tem o objetivo de passar a bola para o campo adversário, usando apenas a cabeça, marcando ponto aquele que não cometer erros. Divididos por uma extensa linha que corta de fora a fora o pátio aldeão, as equipes se posicionam frente a frente, organizadas por três posições fixas cada uma e alternando-se o número das demais. O primeiro ponto é registrado coletivamente pela equipe vitoriosa, pelo movimento dos lábios ao som de brrruuu; o segundo é vibrado com um assovio grave e ritmado feito entre as mãos.

Arco e FLECHA: Essa é comumente conhecida entre as crianças e adultos. Coloca-se o alvo geralmente na parede. O objetivo dessa brincadeira é acertar o alvo em cheio ou em um ponto mais próximo possível.

 

 

ATIVIDADES
Faça um desenho representando a brincadeira futebol de cabeça.
Faça um desenho representando a brincadeira Arco e Flecha.



SEMANA: 11- 15/05
 A, B e C
TEMA 1: Jogos e brincadeiras do Brasil
Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente. Atualmente, no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa e a cama de gato têm valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras no folclore já está garantido.
Vamos ver como são algumas brincadeiras?
Peteca
Cada time ficará de um lado da quadra. As regras são as mesmas do vôlei: a peteca não pode tocar na rede e a equipe adversária tem até três toques para devolvê-la para o outro lado da quadra. Quando uma das equipes deixar a peteca cair no chão, a equipe adversária ganha o ponto e o direito ao lançamento.
Amarelinha
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra 'Céu' – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só.
Cama de gato
Brincadeira Passo a Passo
Colocam-se as duas mãos dentro do círculo e estica-se o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo. Sem largar o barbante, devem ser enfiados os polegares e indicadores por baixo da cama de gato e tirá-la das mãos do colega sem desmanchar os laços.
ATIVIDADE -Responda às perguntas:
1-    Quais brincadeiras você mais gostou?
2-    Você conseguiu fazer todas as brincadeiras?

Tema 2: INFLUÊNCIA DOS SABERES AFRICANOS NA CULTURA LÚDICA BRASILEIRA

 

As brincadeiras africanas e afro-brasileiras trazem consigo características, valores e a inserção de elementos culturais africana ao nosso. Não podemos deixar de valorizar a Cultura Afro-Brasileira que tanto nos mostrar a nossa origem identitária brasileira.
Vamos conhecer as brincadeiras?

Terra-mar

Originária de Moçambique, a brincadeira é muito fácil de ser executada. Basta riscar uma extensa linha no chão. De um lado deve-se escrever a palavra “terra” e do outro lado, a palavra “mar”. No começo todos podem ficar na terra.
Porém, quando alguém gritar “mar!” todos devem pular para o lado contrário. O procedimento vai se repetindo, e o interessante é que as ordens sejam dadas cada vez mais rápidas. Aqueles que foram errando o lado vão sendo eliminados, até que aquele que ficar por último seja o vencedor.

Saltando o feijão

De origem nigeriana, o único material necessário para desenvolver a brincadeira é uma corda. Um dos participantes será escolhido para ser o “balançador”, que será o responsável por girar uma corda no chão.
Os demais formarão um círculo ao seu redor e quando o balançador gira a corda no chão os colegas devem saltá-la sem que sejam atingidos. Se isso acontecer, o participante estará fora da competição. Aquele que ficar por último será o vencedor.
ATIVIDADE
Faça um desenho representando a brincadeira Terra Mar.
Faça um desenho representando a brincadeira Saltando Feijão




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