3ºS A, B e C
Período entre 18/05 a 22/05/2020
TEMA 1: Brincadeiras Indígenas
Os
indígenas são povos extremamente importante na história do Brasil, além disso,
foram responsáveis por transmitiram hábitos, costumes e até mesmo brincadeiras
que são utilizadas até hoje. Sabemos que o mundo possui uma diversidade
cultural imensa. No Brasil por exemplo, cada povo possui costumes, hábitos e
manifestações singulares uma das outras. Para ilustrar isso, os índios, por
exemplo, possuem uma enorme riqueza de detalhes e devido a simplicidade em sua
cultura. Este, é povo essencial para a formação do nosso país também nos
transmitiram hábitos, costumes e até mesmo brincadeiras que são usados até
hoje.
Vamos ver como é algumas brincadeiras?
Cabo de Guerra
Brincadeira
comum entre as crianças, o chamado O ‘Cabo de Guerra’ é uma competição indígena
muito simples. Deve-se ter apenas uma corda reforçada e um punhado de crianças
ou adultos que forem participar da brincadeira. Os participantes devem ser divididos
em dois grupos com o mesmo número de integrantes, um grupo vai puxar a corda
para um lado e o outro grupo vai puxar para o lado oposto. Vence o grupo que
puxar mais forte, com isso a corda vem pro lado campeão.
Corrida do Saci
Primeiramente, deve-se traçar uma linha
na terra ou quadra para definir o local de largada e outra para o ponto de
chegada. Os participantes deverão correr em um pé só, como um saci, até a linha
de chegada, quem conseguir primeiro vence a brincadeira.
ATIVIDADE -Responda
as perguntas
1- Quais outras
brincadeiras indígenas você conhece?
2- Você conseguiu fazer
todas as brincadeiras?
Tema 2: INFLUÊNCIA DOS SABERES indígenas NA CULTURA LÚDICA
BRASILEIRA.
O Brasil, por se tratar de um país com inúmeros imigrantes
e povos indígenas possui uma variedade de jogos tradicionais e populares.
Dentre eles se destacam os indígenas, que segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI),
a sua população é de 734 mil pessoas, distribuídas em 225 etnias com 180
línguas diferentes. Os jogos para os indígenas possuem características lúdicas,
por onde permeiam mitos e valores culturais de cada etnia, assim os jogos
precisam de um aprendizado específico de habilidades motoras, estratégias e/ou chances,
sendo geralmente jogados em rituais ou visando à preparação do jovem para a
vida adulta tendo regras dinamicamente estabelecidas. Desta forma, os jogos tradicionais
são práticas corporais que colaboram para que valores, costumes, normas sociais
e comportamentos desejados sejam assimilados por meio dos corpos dos indivíduos,
tendo como base suas tradições.
ALGUNS
EXEMPLOS
-Futebol
de cabeça:Também chamado de
Hayra pela tribo Enawene-Nawe, ou Xikunahaty pela tribo Pareci Haliti, o
futebol de cabeça tem o objetivo de passar a bola para o campo adversário,
usando apenas a cabeça, marcando ponto aquele que não cometer erros. Divididos por uma
extensa linha que corta de fora a fora o pátio aldeão, as equipes se posicionam
frente a frente, organizadas por três posições fixas cada uma e alternando-se o
número das demais. O primeiro ponto é registrado coletivamente pela equipe
vitoriosa, pelo movimento dos lábios ao som de brrruuu; o segundo é vibrado com
um assovio grave e ritmado feito entre as mãos.
Arco
e FLECHA: Essa é comumente conhecida
entre as crianças e adultos. Coloca-se o alvo geralmente na parede. O objetivo
dessa brincadeira é acertar o alvo em cheio ou em um ponto mais próximo
possível.
ATIVIDADES
Faça um desenho representando a
brincadeira futebol de cabeça.
Faça um desenho representando a
brincadeira Arco e Flecha.
SEMANA: 11- 15/05
3º A, B e C
3º A, B e C
TEMA 1: Jogos e brincadeiras do Brasil
Alguns
brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm
origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização
(o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente. Atualmente,
no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência
é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências
infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a
ciranda, a pipa e a cama de gato têm valor cultural inestimável, e o lugar
dessas brincadeiras no folclore já está garantido.
Vamos ver como são algumas brincadeiras?
Peteca
Cada time ficará de um lado
da quadra. As regras são as mesmas do vôlei: a peteca não pode
tocar na rede e a equipe adversária tem até três toques para devolvê-la para o
outro lado da quadra. Quando uma das equipes deixar a peteca cair
no chão, a equipe adversária ganha o ponto e o direito ao lançamento.
Amarelinha
Para jogar, fique atrás da
linha do início do traçado – do lado oposto à palavra 'Céu' – e atire o
marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1.
Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só.
Cama de gato
A Brincadeira Passo a Passo
Colocam-se as duas mãos dentro do
círculo e estica-se o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços
paralelos, formando um retângulo. Sem largar o barbante, devem ser enfiados os
polegares e indicadores por baixo da cama de gato e tirá-la
das mãos do colega sem desmanchar os laços.
ATIVIDADE -Responda às
perguntas:
1- Quais brincadeiras você
mais gostou?
2- Você conseguiu fazer
todas as brincadeiras?
Tema 2: INFLUÊNCIA DOS SABERES
AFRICANOS NA CULTURA LÚDICA BRASILEIRA
As
brincadeiras africanas e afro-brasileiras trazem consigo características,
valores e a inserção de elementos culturais africana ao nosso. Não podemos
deixar de valorizar a Cultura Afro-Brasileira que tanto nos mostrar a nossa
origem identitária brasileira.
Vamos
conhecer as brincadeiras?
Terra-mar
Originária
de Moçambique, a brincadeira é muito fácil de ser executada. Basta riscar uma
extensa linha no chão. De um lado deve-se escrever a palavra “terra” e do outro
lado, a palavra “mar”. No começo todos podem ficar na terra.
Porém,
quando alguém gritar “mar!” todos devem pular para o lado contrário. O
procedimento vai se repetindo, e o interessante é que as ordens sejam dadas
cada vez mais rápidas. Aqueles que foram errando o lado vão sendo eliminados,
até que aquele que ficar por último seja o vencedor.
Saltando o feijão
De
origem nigeriana, o único material necessário para desenvolver a brincadeira é
uma corda. Um dos participantes será escolhido para ser o “balançador”, que
será o responsável por girar uma corda no chão.
Os
demais formarão um círculo ao seu redor e quando o balançador gira a corda no
chão os colegas devem saltá-la sem que sejam atingidos. Se isso acontecer, o
participante estará fora da competição. Aquele que ficar por último será o
vencedor.
ATIVIDADE
Faça um desenho representando a
brincadeira Terra Mar.
Faça um desenho representando a
brincadeira Saltando Feijão
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